top of page

Descobrindo o Fika: Caroline, fundadora da FIKA Marketing


Em um mundo cada vez mais acelerado, onde a rotina frenética muitas vezes nos impede de parar e respirar, a tradição do Fika se torna uma abordagem que valoriza a importância das pausas para promover novas perspectivas e um ambiente de trabalho mais produtivo e criativo. Em uma conversa com nossa fundadora Caroline Strobel, exploramos como esse ritual sueco influenciou sua jornada e como ela aplicou esses princípios em sua abordagem de consultoria.


Caroline, fundadora da FIKA Marketing
Caroline | Registros por @pontesbrenda

O que exatamente é o Fika e como você o descobriu?

O Fika é uma tradição sueca que envolve fazer pausas para tomar um café ou um chá, e simplesmente desconectar das atividades relacionadas ao trabalho. Conheci essa tradição enquanto fazia meu mestrado em marketing em Londres, onde tive a oportunidade de interagir com pessoas de várias partes do mundo, incluindo países nórdicos, que valorizam muito o Fika como parte de seu estilo de vida.

Percebi na prática como esse breve respiro durante os projetos levava a soluções menos óbvias, para mais tarde descobrir que existem muitos estudos comprovando a efetividade das pausas.

Qual é a importância das pausas e do Fika no ambiente de trabalho?

As pausas do Fika são essenciais para oxigenar os pensamentos. Acredito que quando desconectamos do problema, mesmo que por alguns minutos, nosso cérebro continua a trabalhar inconscientemente. É nesse espaço que fazemos conexões inesperadas, e chegamos em ideias originais. No ambiente de trabalho, isso é crucial para impulsionar a energia e a criatividade. O Fika nos ensina que, ao tirarmos alguns minutos para um momento tranquilo, podemos retornar às nossas tarefas com ideias frescas e uma perspectiva mais clara para gerar soluções.



E como praticam o Fika dentro da consultoria?


De duas maneiras: primeiro, sempre que sentimos que determinado projeto precisa de uma nova perspectiva, convidamos especialistas conceituados para colaborar conosco, ou mudamos o foco para retornar mais tarde com um olhar fresco para o projeto. Segundo, reservamos espaços de tempo para pesquisa e experimentações. Nesse momento podemos promover uma troca de ideias, aprender sobre algum tema que contribui para nossos projetos, analisar tendências, além de investigar referências de diversos segmentos e mercados pelo mundo. Mais tarde, esse repertório será útil para nossos brainstormings.


Como o estilo de vida escandinavo influenciou sua abordagem no trabalho? Quando visitei amigos na Noruega, pude vivenciar o modo de vida escandinavo, que enfatiza a importância de nos sentirmos felizes tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Isso me fez perceber que o trabalho não só pode como deve ser agradável. A partir daí criamos metodologias de trabalho que tornam nossos processos mais leves para nós e para nossos clientes, otimizando agenda e recursos, evitando reuniões desnecessárias e, claro, buscando sempre apresentar soluções ao invés de problemas.

Conteúdo sobre mercado de luxo


Como surgiu a ideia de fundar a FIKA Marketing?

Após retornar da Inglaterra, trabalhei na área de estratégia em uma agência global. Foi uma experiência enriquecedora, mas percebi que o formato tradicional não se alinhava com minha crença em aprofundar a compreensão das necessidades dos clientes e investir em soluções criativas. O tempo era limitado e as equipes tinham pouco espaço para se especializar, o que é mandatório quando se trata de marcas de alto padrão, por exemplo. Foi então que nasceu a FIKA Marketing, com a proposta de ser uma consultoria boutique. Gostamos de nos debruçar em pesquisas de mercado que trazem investigações profundas antes de traçar a estratégia de marca e criar projetos de design. Nossos clientes costumam ser marcas de alto padrão, que valorizam a qualidade e o cuidado estético.


Como a FIKA se diferencia na abordagem de consultoria?

Na FIKA, nos envolvemos verdadeiramente nos negócios de nossos clientes, buscando entender os detalhes por trás de suas empresas. Isso nos permite criar estratégias customizadas, planejamentos, branding e até mesmo desenvolver dinâmicas in company e workshops com equipes que procuram otimizar a solução de problemas. Estamos sempre em busca de oportunidades para fazer a diferença e agregar valor aos nossos projetos.



Fotografias por Brenda Pontes e Tarcila Zanatta © Todos os direitos reservados. Para compartilhar ideias ou falar sobre seu projeto, entre em contato.

bottom of page